Pesquisar
Close this search box.

Couro Natural ou Imitação de Couro para Móveis: Durabilidade, Conforto e Meio Ambiente em Questão

couro natural ou imitação de couro para móveis?

Couro Natural ou Imitação de Couro para Móveis: Durabilidade, Conforto e Meio Ambiente em Questão

 

Couro natural ou imitação de couro para móveis? Essa pergunta surge, necessariamente, quando se coloca em questão durabilidade, conforto e meio ambiente.

“Há muito mal-entendido a respeito do couro, atualmente. É tempo de celebrar sua rica herança e relembrar suas características de sustentabilidade e circularidade que tanto satisfazem nosso anseio por um planeta melhor e mais saudável.” Bill Amberg, artista inglês que trabalha com o couro.

Partindo dessa rica herança do couro, como Bill Amberg nos relembra, vamos refletir sobre couro natural ou imitação de couro para móveis.

Sem dúvida alguma, o couro é um material praticamente atemporal. Desde as culturas mais antigas até as ousadas passarelas da moda contemporânea ele tem estado presente.

Não seria diferente com o interior das habitações – os palácios das antigas nobrezas ou as arrojadas casas projetadas pela arquitetura moderna. Não nos esqueçamos também dos edifícios de governos ou de organizações internacionais.

Mas o couro esteve igualmente presente em residências não tão opulentas, como as casas dos antigos boiadeiros, por exemplo.

Essa mais do que breve história do couro para o interior de habitações ou sedes de governo nos remete novamente à pergunta: couro natural ou imitação de couro para móveis?

Em outras palavras, estamos falando de um material cultural e historicamente produzido a partir de uma outra atividade humana – a criação de gado – através de técnicas naturais de preparação e curtimento.

Daí vêm a sustentabilidade e a circularidade mencionadas por Bill Amberg. Termos modernos para ações que a humanidade milenarmente executa, aos quais podemos acrescentar durabilidade, conforto, beleza, nobreza, além de ser próprio para continuar sendo reaproveitado, ou reciclado, um termo também bastante atual.

Couro natural ou imitação de couro para móveis: verdadeiro ou falso? 

Couro natural ou imitação de couro para móveis - verdadeiro ou falso

Afinal, por que exatamente nos perguntamos sobre o que é melhor – couro natural ou imitação de couro para móveis? O que levou a humanidade a preferir o falso, a imitação para tudo, não apenas em relação aos móveis?

Evidentemente, responder a essas perguntas foge ao escopo deste artigo. No entanto, podemos continuar nos perguntando sobre os móveis.

Em primeiro lugar, analisemos os dois lados – couro natural e imitação de couro:

COURO NATURAL

      • Recurso natural renovável;

      • Durável;

      • Reparável;

      • Biodegradável;

      • Reduz significativamente os resíduos da produção de carne dos aterros sanitários e assim já protege o meio ambiente;

      • Confortável pela flexibilidade e elasticidade natural;

      • Faz parte de uma cadeia circular, envolvendo diversas atividades e pessoas.

    IMITAÇÃO DE COURO

        • Recurso não renovável, em geral de origem petroquímica;

        • Não durável;

        • Prejudicial ao meio ambiente;

        • Demora centenas de anos para se decompor na natureza, liberando microplásticos nocivos e produtos químicos tóxicos;

        • Produz toxinas quando incinerado, causando impacto negativo no meio ambiente;

        • Não se integra em uma economia circular porque é dificilmente reciclável.

      Diante desse quadro, como são os móveis produzidos com couro natural e com imitação de couro?

      De um lado, temos móveis duráveis, que se conservam por anos e anos, são de fácil manutenção, valiosos, bonitos e nobres.

      De outro, temos móveis pouco duráveis, são aparentemente bonitos, mas pouco nobres e menos ainda valiosos, em pouco tempo sofrem ondulações e rachaduras, são desconfortáveis pela sua rigidez. Será necessário substituir o revestimento antes do final da vida útil do estofado.

      Em complemento, o couro é naturalmente flexível, tornando-o confortável e muito natural no contato com o corpo – absorve o suor em dias quentes, enquanto funciona como aquecimento em dias frios. As imitações de couro não apresentam nenhuma dessas características.

      As modas passageiras, a despreocupação com o meio ambiente e com o futuro do planeta e da própria humanidade, as incompreensões em relação à origem do couro natural são razões para refletirmos ao responder à pergunta: couro natural ou imitação de couro para móveis?

      Cada pessoa, cada consumidor deve estar consciente de que toda ação humana tem impacto sobre a natureza. Comprar um sofá para a sua casa tem, sim, uma influência direta sobre o planeta e a sobrevivência do próprio ser humano, porque durabilidade, conforto e meio ambiente devem sempre ser uma questão presente.

      Couro natural ou imitação de couro para móveis: atenção aos detalhes!

      Qual a melhor escolha: couro natural ou imitação de couro para móveis?

      Neste ponto, é importante prestar atenção aos detalhes, pois muitos consumidores pagam por couro verdadeiro quando, na verdade, estão levando para casa móveis fabricados com imitação de couro.

      Para exemplificar, vejamos apenas alguns tipos de imitação de couro aplicados à fabricação de móveis:

      Couro Bicast – um couro dividido associado a uma camada sintética; possui uma camada de pele e uma outra de polietileno ou poliuretano que lhe dá uma aparência natural.

      Couro sintético – produzido à base de PVC ou PU, recebe nomes comerciais no Brasil como Korino, Korano,  Kourissimo, Courvin e na europa como Ecopelle, Eco Leather, Vegan Leather, Pleather, Leatherette, Majilite, PVC Leather, PU Leather e até Genuine Leather.

      Qual a atitude do consumidor consciente frente à possibilidade de imitações em móveis?

      Antes de mais nada, é preciso realmente tomar consciência do alcance da definição entre couro natural ou imitação de couro em móveis.

      A partir daí, é importante verificar as etiquetas. Essas, muitas vezes confusas, acabam por enganar o consumidor.

      O consumidor consciente faz perguntas, pesquisa, exige o couro verdadeiro.

      Segundo o site Is it leather? a recomendação é: não entregue seu cartão de crédito se encontrar qualquer denominação como as citadas anteriormente ou outra que não seja “couro natural”.

      E assim torna-se mais fácil tomar a decisão entre couro natural ou imitação de couro para móveis.

      A procura crescente por móveis sustentáveis na Europa e na Ásia

      Mais do que um modismo, a tendência pelo sustentável e ecológico em todos os setores corresponde a um real anseio – sobretudo das camadas mais jovens da população mundial – pela preservação do planeta e da vida de todas as espécies, não apenas a humana.

      O artigo Relatório do Mercado de Móveis da Europa 2023-2028: Participação, Perspectiva, Tamanho, Tendências, Previsão traz informações detalhadas sobre o mercado europeu de móveis.

      O mobiliário, por sua própria funcionalidade, visa tanto o conforto quanto a estética dos ambientes, atendendo a finalidades e necessidades distintas. No entanto, o estofamento em couro continua sendo procurado por exalar luxo e durabilidade.

      Tradicionalmente, o público europeu busca a excelência e valoriza os móveis bem projetados e elegantes, mas inovação e novas tendências estão igualmente presentes entre suas preferências.

      Porém, os modernos consumidores europeus estão cada vez mais conscientes do impacto ambiental de suas compras.

      Segundo o artigo supracitado, há uma demanda crescente por móveis ecológicos, produzidos de forma ética.

      Dessa forma, os fabricantes que atenderem a essa demanda ganharão vantagem competitiva.

      A novidade vindo da Ásia

      O artigo Móveis – Ásia, por sua vez, além de apontar para uma projeção de crescimento do mercado mobiliário naquela região, traz um dado surpreendente – a chegada dos millenials à idade de comprar suas primeiras casas.

      Ou seja, as empresas do setor estão atentas ao comportamento e às preferências de compra dessa geração, entre as quais se destaca a busca por produtos inovadores e ecológicos.

      Nesse contexto, espera-se, a longo prazo, que o mercado moveleiro asiático continuará crescendo e bastante promissor para os fabricantes e atacadistas capazes de se adaptar às mudanças de comportamento dos consumidores, especialmente com o crescimento potencial da população millenial.

      Portanto, supõe-se que a pergunta sobre couro natural ou imitação de couro para móveis estará cada vez mais presente entre os jovens consumidores europeus e asiáticos, conscientes de suas responsabilidades perante o meio ambiente.

      Durlicouros e a contribuição para a indústria moveleira

      Durlicouros e a sua contribuição para a indústria moveleira

      Inquestionavelmente a Durlicouros, em seus mais de 60 anos de existência, tem acompanhado a evolução da indústria de móveis, fornecendo couros diversificados e da mais alta qualidade.

      Seus couros wet blue integral com classes e especificações de alta qualidade, wet blue dividido inteiros ou meios e couro semiacabado das mais diversas origens de matéria-prima, como do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Estados Unidos, com padronização do tingimento para homogeneidade de cor e que atendem aos mais específicos critérios e necessidades de aplicação, do refinado ao econômico.

      A Durlicouros tem estrutura para atender grandes demandas, mantendo estável o padrão e a qualidade de seus produtos, respeitando os cronogramas e as metragens definidas. Seus couros tem consistência para os processos seguintes com bom rendimento.

      Originação responsável da matéria-prima

      Em virtude do seu compromisso com a defesa do meio ambiente, a Durli garante a originação responsável da matéria-prima que recebe.

      Para tanto, aplica um sistema pioneiro de rastreabilidade individual, aliado ao geomonitoramento através de satélite.

      Por fim, seus produtos atendem aos exigentes critérios de qualidade, sustentabilidade e rastreabilidade completa, com certificações internacionais como a LWG e Iso 9001.

      Finalizando, quando durabilidade, conforto e meio ambiente estão em questão, a Durlicouros contribui para a escolha consciente pelo couro natural de alta qualidade e produzido com respeito aos critérios ESG.

      Fontes e referências utilizadas:

      1 – https://isitleather.com/industries/furniture/

      2 – https://www.one4leather.com/article/Leather-the-ultimate-upcycled-material

      3 – https://isitleather.com/  

      4 – https://isitleather.com/blog/sustainability-leather-tanning-industry-progress-potential/ 5 5 – 

      https://www.linkedin.com/pulse/europe-furniture-market-report-2023-2028-share-outlook-gourav-singh-ujhrc/

      6 – https://www.statista.com/outlook/cmo/furniture/asia

      Compartilhe esse artigo:

      Facebook
      Twitter
      LinkedIn
      WhatsApp

      Durlicouros

      A empresa, com mais de 60 anos de história, é reconhecida por sua excelência e tradição na indústria de couro. Atua como fornecedor global de wet blue, crust e acabado de alta qualidade para os setores automotivo, de mobiliário e calçadista.

      + 55 (41) 3306-1300