Pesquisar
Close this search box.

Como o uso de couro automotivo beneficia o planeta – Semiacabado Durli

Como o uso de couro automotivo beneficia o planeta.

Como o uso de couro automotivo beneficia o planeta – Semiacabado Durli

Os notáveis avanços na fabricação de couro automotivo nos últimos 25 anos ainda são pouco conhecidos. Em consequência, também se desconhece como o uso de couro automotivo beneficia o planeta.

De acordo com o One 4 Leather – um grupo dedicado a fortalecer o conhecimento sobre a sustentabilidade do couro para fins automotivos, além de informar e inspirar o público – “se a indústria automotiva parasse de usar couro por completo, 35 milhões de peles iriam virar lixo em aterros, o que significa 644 milhões de kg extra de CO2 emitidos anualmente.”

Segundo a mesma fonte, “se a demanda por couro automotivo aumentasse apenas 10%, economizaria 3,5 milhões de peles em aterros sanitários. Isso é uma economia de mais de 64 milhões de kg de CO2 e corresponderia a uma quantidade suficiente para 1,1 milhão de interiores de carros.”

Em consequência do aumento da demanda global por carne bovina, o uso do couro torna-se ainda mais crucial, sendo um subproduto dessa indústria alimentícia,  conforme a WWF*. São 331 milhões de bovinos processados anualmente pela indústria da carne, criando mais de 2,18 bilhões de m3 de peles.

Dessas peles, 60% são processadas em couro, dos quais 18% são voltadas para o setor automotivo. 

Além disso, o couro é biodegradável, versátil e, através da economia circular, contribui para o desenvolvimento de comunidades locais em todo o mundo.

Sobretudo atualmente, quando a indústria do couro natural passa por profundas transformações em direção à sustentabilidade.

Nesse contexto, a indústria automotiva tem um impacto positivo em escala mundial, ou seja, evidencia-se como o uso de couro automotivo beneficia o planeta.

 

Como o uso do couro automotivo beneficia o planeta: novas tecnologias

A indústria de couros voltada para o setor automotivo tem investido em novas tecnologias para obter um produto sustentável e ecológico, que traga benefícios para o meio ambiente e diminua a pegada de carbono.

Os modernos curtumes automotivos obedecem a rigorosos regulamentos e operam com máquinas avançadas que reduzem o consumo de água e energia.

A fim de determinar ainda mais como o uso de couro automotivo beneficia o planeta, já houve mudanças significativas no emprego de produtos químicos nos processos de curtimento. Os curtumes incorporam, de forma crescente, opções com base biológica.

O interior dos automóveis demanda um material resistente e durável como o couro

O interior dos automóveis demanda um couro de alta resistência

Certamente, ao longo de sua vida útil, o interior de um carro sofre vários impactos, tais como:

      • Pessoas sentam-se nos bancos;
      • O motorista manipula o volante, manoplas e o painel de controle, muitas vezes com suor nas mãos;

      • Há risco de manchas e sujeiras; 

      • Há incidência de luz e oscilação de temperaturas.

    Os fabricantes de couro automotivo têm se dedicado a desenvolver materiais que resistam a esses impactos.

    Por sua vez, os consumidores têm uma expectativa muito maior em relação ao couro automotivo, se o compararmos com outros usos do couro.

    Nesse sentido, o couro para o interior dos carros combina um alto nível de resistência com uma sensação de suavidade e muito conforto.

    Como vemos, o couro é um material feito para durar e durabilidade é o primeiro ponto de sua sustentabilidade. Ele pode durar décadas, o que ilustra, mais uma vez, como o uso de couro automotivo beneficia o planeta.

    Em acréscimo, o couro automotivo se mantém com a mesma aparência de quando saiu da fábrica, exigindo pouco para sua manutenção.

    Reconhecidamente, essa é uma das demandas das atuais gerações, conscientes de sua responsabilidade perante o nosso futuro – o uso sustentável, cujo lema é “comprar uma vez, comprar bem”.

    Concluindo, usar o couro, um subproduto natural reciclado, na indústria automotiva, traz muito mais benefícios para o planeta do que um material alternativo ao couro.

    Neste ponto, cabe ressaltar que as opções sintéticas, em contraposição ao couro verdadeiro, derivam de produtos petroquímicos, são descartáveis, e seus resíduos prejudiciais ao meio ambiente.

    Com efeito, nem mesmo o chamado “couro vegano” escapa ao uso de materiais como PU e PVC. Segundo a One for Leathers, os fabricantes de automóveis estão interessados em promover opções mais ecológicas para o couro, na forma de materiais PU e PVC. No entanto, a maioria das alternativas de couro contém mais de 80% de plástico. É a pequena quantidade de conteúdo vegetal (cogumelo, abacaxi, cacto) que ganha as manchetes. Estes materiais compósitos são difíceis e atualmente muito caros de reciclar, pelo que acabarão inevitavelmente em aterros. Além disso eles têm uma vida útil muito curta, racham e descascam em pouco tempo de uso.

    De acordo com o artigo “5 razões pelas quais os interiores do couro são a escolha sustentável”, proprietários de carros relataram problemas significativos com “interiores de couro vegano”, que apresentam bolhas e empolam após curtos períodos de tempo.

    Inegavelmente, todos esses materiais não têm o desempenho e a durabilidade de um couro verdadeiro e sequer alcançam a vida útil esperada para um carro. É necessário substituí-los muito tempo antes.

    O semiacabado da Durli é a opção ideal para o couro automotivo

    O semiacabado da Durli e como o couro automotivo beneficia o planeta

    A Durli produz o semiacabado a partir de um processo exclusivo de transformação do wet blue.

    Logo na etapa de recurtimento, o couro já recebe as características que serão necessárias ao final de sua produção. Cada peça é trabalhada de forma a se tornar única, atendendo às especificações técnicas.

    A consistência é fundamental na produção de couro automotivo, e a Durlicouros investiu fortemente em áreas-chave, como a busca pelas melhores peles em todo o mundo, a formação de uma equipe muito forte voltada para o setor automotivo, a aquisição das melhores máquinas e produtos químicos. Assim, fornece consistência no padrão de qualidade com excelente rendimento e metragem padronizada e confiável.

    Em complemento, para atender às mais altas exigências do mercado nacional e internacional de couro automotivo, a Durli produz:

        • Couro Semiacabado com especificações de alta qualidade das mais diversas origens de matéria-prima: couro integral e corrigido do Brasil, Argentina e  Uruguai e couro integral dos Estados Unidos.

        • Couro Semiacabado Bio-Leather para atender às novas tendências e nichos específicos. Com a tecnologia desenvolvida pela Durli, o Bio-Leather já é de base biodegradável nas fases de pré-curtimento, curtimento e recurtimento. Dessa forma, ele se integra à natureza em um período de seis meses a um ano, ou seja, muito mais rápido do que qualquer couro, cujo tempo para se biodegradar é de até 50 anos. Em relação ao plástico, a diferença ainda é mais evidente, pois o plástico leva 400 anos para começar a se decompor.

      Rastreabilidade e Geomonitoramento: garantir a qualidade da matéria-prima

      A Durli desenvolveu um processo pioneiro de rastreabilidade individual de sua matéria-prima de forma a garantir que os animais provenham de áreas social e ambientalmente legais.

      Por outro lado, o geomonitoramento por satélite monitora frigoríficos e fazendas diretas e indiretas, assegurando a originação responsável da matéria-prima.

      Se a indústria do couro deseja realmente se comprometer com a sustentabilidade e em como o uso do couro automotivo pode beneficiar o planeta, precisa se cercar de garantias em relação à origem da matéria-prima de seus fornecedores.

      Assim sendo, a Durli, definitivamente, não compra matéria-prima de fornecedores envolvidos com desmatamento, invasão de terras indígenas, áreas protegidas, áreas embargadas, trabalho forçado ou infantil e desrespeito ao bem-estar animal.

      Beneficiar o planeta é cuidar do meio ambiente, das pessoas e da governança

      O uso dos couros Durli na indústria automotiva beneficiam o planeta

      Seguramente, para assumir de forma consequente a sustentabilidade e em como o uso de couro automotivo realmente pode beneficiar o planeta, é preciso ter uma visão do todo.

      O couro para os interiores dos automóveis é a etapa final de uma cadeia produtiva que se inicia nas fazendas de gado bovino.

      Consciente de sua responsabilidade como fabricante de couro com projeção nacional e internacional, a Durli fornece a mais alta qualidade em couro semiacabado para a indústria automotiva com conformidade ambiental e respeito aos princípios ESG.

      Além do compromisso de implementar técnicas que respeitem o meio ambiente e diminuam a pegada de carbono, em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a Durli adota uma gestão responsável de pessoas e métodos de gestão baseados na transparência e responsabilidade na prestação de contas.

      Selos e certificações

      Por certo, selos e certificações LWG Gold, ISO 9001, com peso internacional, atestam a solidez e a credibilidade da Durli na promoção de uma indústria do couro cada vez mais sustentável em benefício do planeta e das pessoas. A certificação IATF 16949 está em andamento.

      E assim, a partir de como o uso de couro automotivo beneficia o planeta, a indústria do couro, como um todo, incentiva as práticas voltadas para a proteção da natureza e da vida humana na terra.

      Fontes e referências utilizadas:

      1 – https://www.one4leather.com/article/Leather-the-ultimate-upcycled-material

      2 – https://www.one4leather.com/fact/leather-car-interiors-are-benefitting-the-planet

      *3-https://www.worldwildlife.org/publications/leather-also-has-a-role-to-play-in-the-fight-against-deforestation

      4 – https://www.one4leather.com/article/5-reasons-why-leather-car-interiors-are-the-sustainable-choice  

      5 – https://www.one4leather.com/article/5-reasons-to-choose-real-automotive-leather-for-your-car

      6 – https://www.one4leather.com/article/why-is-automotive-leather-different-to-other-leathers

      7 – https://isitleather.com/blog/sustainable-eco-friendly-leather-industry-future/

      Compartilhe esse artigo:

      Facebook
      Twitter
      LinkedIn
      WhatsApp

      Durlicouros

      A empresa, com mais de 60 anos de história, é reconhecida por sua excelência e tradição na indústria de couro. Atua como fornecedor global de wet blue, crust e acabado de alta qualidade para os setores automotivo, de mobiliário e calçadista.

      + 55 (41) 3306-1300