Pesquisar
Close this search box.

Sustentabilidade

Couro, um produto durável de base biológica, biodegradável e renovável, uma opção sustentável.

Nestes mais de 60 anos, a Durlicouros evoluiu continuamente, sempre respeitando colaboradores, parceiros, fornecedores, o mercado e a legislação vigente, além de atendermos aos mais rígidos padrões nacionais e internacionais.

Produção do Couro com Respeito ao Meio Ambiente e Originação Responsável da Matéria-Prima

Aprimoramos constantemente a produção sustentável de couro com transparência nos negócios e consideração absoluta e cuidadosa pelo meio ambiente, pelas comunidades envolvidas e o bem-estar animal, com práticas socioambientais e de governança corporativa, dentro das melhores práticas ESG.

Nossa produção é realizada com o com o uso eficiente de água e energia, redução da emissão 

de gases que agravam o efeito estufa e com tratamento total de efluentes e resíduos.

Além disso, temos a originação responsável da matéria prima, com geomonitoramento desde as fazendas indiretas para garantir a conformidade socioambiental. Realizamos a inovação pioneira da rastreabilidade completa e individual do início ao fim, garantindo transparência de todo o processo de ponta a ponta, couro a couro.

Certificações

Somos ranqueados na classificação ouro do LWG (Leather Working Group) em todas as nossas unidades. A LWG e nossos certificados atestam o compromisso com a produção eficiente e sustentável em todas as nossas operações.
LWG Gold Durlicouros
ISO 9001 Durlicouros
Logo Leather Naturally
Somos membros da Leather Naturally, associação mundial da indústria do couro voltada para a conscientização, promoção e uso do couro de forma sustentável.
Logo LWG - sustentabilidade do couro

O Leather Working Group é uma organização sem fins lucrativos que se dedica a impulsionar a excelência na indústria do couro, minimizando o impacto ambiental da produção e desafiando as indústrias a melhorarem, por meio de um conjunto de ferramentas e certificação ESG.

Porque o Couro é uma Escolha Sustentável?

O couro natural é um produto durável de base biológica, biodegradável e renovável que reúne várias características benéficas ao meio ambiente.

SUSTENTÁVEL

É um produto valioso, proveniente de um subproduto da indústria de proteínas, que se descartado na natureza causaria graves problemas ambientais e sanitários, produzindo gás metano. Do resíduo transforma-se em um material natural com uma contagem de carbono biogênico superior a 80%.

ECOLÓGICO

Evita o descarte de 7,5 milhões de toneladas de resíduos da indústria alimentícia na natureza e é produzido com sustentabilidade seguindo os mais rígidos padrões socioambientais.

FUNDAMENTAL NA ECONOMIA CIRCULAR

O couro é durável, reparável e reciclado e depois de processado dá vida a novos produtos. Pode ser compostado para enriquecer o solo, estimulando o crescimento de grama para alimentação das próprias vacas em um ciclo regenerativo. Logo contribui para criação de novas aplicações, empregos, valores e mitigação do desperdício.

VERSÁTIL

Pode ser usado em calçados, móveis, revestimentos internos de automóveis e artefatos. Toma formas rígidas, flexíveis, com várias cores ou texturas.

13 motivos concretos pelos quais o couro se destaca como uma escolha eco-friendly

Em nosso compromisso com a preservação do meio ambiente e critérios ESG, apresentamos 13 motivos concretos pelos quais o couro se destaca como uma escolha eco-friendly, de acordo com a sustentabilidade e baseado em uma economia circular.

Desde o uso de matérias-primas renováveis até o suporte aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, cada aspecto foi cuidadosamente projetado para promover uma produção consciente.

Descubra como a indústria do couro não apenas prioriza a durabilidade e a reparabilidade, 

mas também contribui para a redução da poluição marinha. Embarque conosco nesse processo de sustentabilidade, onde o couro não é apenas um material, mas uma solução para um futuro mais verde. Desvendamos os benefícios do couro e seu papel vital na economia circular, proporcionando não apenas produtos excepcionais, mas também um impacto positivo no meio ambiente. Experimente a revolução do couro produzido com geomonitoramento, rastreabilidade individual e onde cada detalhe conta para um mundo mais sustentável e consciente.

Amostras couro

1 - O couro utiliza matérias-primas renováveis.

2 - Uso de peles verdes, matéria-prima natural, biológica, advinda dos setores de carne e laticínios, que se não utlizada pelos curtumes na produção de couro de valor agregado, seriam resíduos nocivos , causando problemas sanitários e ambientais.

3 - O couro é um material durável, por gerações.

4 - Produtos feitos de couro são biodegradáveis, descartados, decompõem-se em 25 a 45 anos no ambiente, e em 10 a 15 anos nos aterros.

5 - Produtos de couro são altamente reparáveis, podem ser reutilizados e ainda reciclados.

6 - Marcas e curtumes têm a opção de produtos químicos mais ecológicos no processo de fabricação.

7 - O couro está alinhado com o consumo e a produção responsável, apoiando assim os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

8 -O uso do couro contribui para a luta contra a poluição marinha, também parte dos ODS.

9 -A indústria do couro abre caminhos para a economia circular para empresas de todos os tamanhos, incluindo milhares de pequenas e médias empresas.

10 - O couro de origem responsável atende ao desejo dos fabricantes de produtos acabados de utilizar matéria-prima biológica degradável transformando em produto nobre de longa duração.

11 - Produtos acabados feitos de couro em conformidade socioambiental atenderão aos critérios sustentáveis para exercícios de compras responsáveis.

12 - A fabricação de couro apoia compromissos de emprego em empresas responsáveis e ligadas aos princípios ESG, destinado a preservar a qualidade ambiental.

13 -O couro evita que toneladas de produtos oriundos do petróleo sejam descartados na natureza.

O Impacto Ambiental da Imitação de Couro

O crescente uso do fast fashion na moda tem popularizado as opções sintéticas fabricadas a partir de produtos petroquímicos, especialmente plásticos. No entanto, essa aparente opção ética esconde desafios significativos para o meio ambiente e a sustentabilidade.

Assim, como os “plant basis” ou outros sintéticos tentaram copiar a carne e não conseguiram devido a químicos e misturas necessários para se parecer com o produto copiado, ocorre o mesmo com o couro. Produtos que tentam copiar suas características são complexos, não atendem requisitos de sustentabilidade, produtos pouco resistentes/descartáveis e seus resíduos altamente poluentes.

Descubra por que a produção em larga escala, derivada de produtos petroquímicos e plásticos, pode comprometer a sustentabilidade.

Impacto Ambiental Desconhecido

Popular por décadas, muitas peças confeccionadas com a imitação de couro são produzidas em larga escala a partir de plásticos derivados de combustíveis fósseis, e não há legislação regulamentando a produção ou o uso desses materiais. A sua produção contribui para a crise climática e a poluição gerada prejudica nossos ecossistemas.

Ausência de Reciclagem Eficiente

Atualmente, não existe um sistema em vigor para reciclar a “imitação de couro”. No ciclo de vida do produto, o que acontece no final de sua vida útil é que muitas das peças acabam como resíduos têxteis que persistem por gerações nos aterros sanitários. O plástico pode levar até 500 anos para se decompor em um aterro, libertando microplásticos nocivos e produtos químicos tóxicos e prejudiciais ao meio ambiente à medida que se decompõem.

Falta de Transparência na Apresentação ao Mercado

Para muitos, materiais livres de animais são uma escolha ética. No entanto, a imitação do couro não é necessariamente a opção ecologicamente correta. O termo “couro sintético” muitas vezes é vago e não reflete a verdadeira composição do material, além de vir apresentado com todas as qualidades inerentes positivas do couro, mas que estão tão longe das qualidades do plástico como matéria-prima em termos de durabilidade, longevidade e compostabilidade natural.

Assim, a imitação de PU ou PVC representa um desafio ambiental e de sustentabilidade significativo. Seu ciclo de vida, desde a produção até o descarte, contribui para problemas ambientais graves, como poluição e escassez de recursos. Considerando o atual cenário, é imperativo repensar o consumo desses materiais e explorar alternativas mais sustentáveis para garantir um futuro ecologicamente equilibrado.

Junte-se a nós na jornada para promover escolhas conscientes e sustentáveis

Conheça cada um dos aspectos da produção dos produtos Durlicouros com geomonitoramento da matéria prima, rastreabilidade completa e individual e com o nosso compromisso integral com a sustentabilidade, inclusão e excelência corporativa explorando nossos pilares ESG – Ambiental, Social e Governança.

Rastreabilidade

Somos pioneiros na inovadora rastreabilidade individual desde a origem de cada peça de couro. Utilizando um sistema de geomonitoramento e identificação alfanumérica única, garantimos a originação responsável de matéria-prima desde os indiretos. Com nosso processo transparente, clientes têm acesso à jornada completa de cada couro, assegurando conformidade socioambiental e atendendo aos mais altos padrões de sustentabilidade.

Ambiental

Comprometidos com práticas ambientais responsáveis e a sustentabilidade, alcançamos uma redução significativa no consumo de água e energia. Nosso compromisso vai além, abordando a escassez de recursos naturais e as mudanças climáticas, com transparência e conformidade normativa como fundamentos da nossa governança. 

Conheça nossas Iniciativas Ambientais.

Social

Na Durlicouros, valorizamos nossa equipe de mais de 1500 colaboradores, priorizando a mão-de-obra local e desenvolvendo jovens aprendizes. Nosso compromisso social se estende às comunidades locais, promovendo saúde, segurança e educação. Protegemos os direitos dos colaboradores e mantemos relações baseadas na equidade e no cumprimento rigoroso das normas CLT.

Governança

Guiados por quatro princípios, nossa governança corporativa é transparente e responsável. Comprometemo-nos com a prestação de contas, adotando práticas alinhadas aos padrões globais de auditoria. Equidade é garantida para todos os públicos envolvidos, com líderes comprometidos com a viabilidade operacional e o mínimo impacto na comunidade e no meio ambiente. Explore nossa abordagem ética em governança.

Durli Brasil Unidos pelo Sul

A Durlicouros, com 63 anos de história, nasceu nas terras gaúchas e traz em seu coração os valores e a força do povo do Rio Grande do Sul.
Diante das recentes enchentes, estamos unidos em um só propósito: ajudar!
Além de suporte financeiro para áreas essenciais, as nossas unidades no Brasil são pontos de apoio para receber doações, e estamos empenhados em distribui-las nas áreas afetadas de forma rápida e segura.

Juntos, vamos superar essa adversidade!