Empresa brasileira obtém certificação de gado livre de desmatamento

gado livre de desmatamento

O site chinês jufair.com publicou em 24/11/2023 notícias sobre o mercado de couro com fonte da Juzhan Net, cujo item 2 trouxe informações sobre a iniciativa de rastreabilidade completa e individual da Durlicouros. Veja abaixo o teor da matéria ou acesse a matéria na íntegra.

Empresa brasileira obtém certificação de gado livre de desmatamento

Uma empresa brasileira foi pioneira em uma iniciativa revolucionária para certificar o gado criado na região da Amazônia como livre de desmatamento para produção de carne e couro. A  Iniciativa de Implementação de Certificação de Origem e Rastreabilidade (COTI) é considerada uma medida inovadora, visando dotar o gado com dispositivos de rastreamento para acompanhar a origem da matéria-prima dos produtos. Desde a sua criação, mais de 113.000 cabeças de gado foram etiquetadas e rastreadas, com o objetivo de rastrear mais de 200.000 cabeças de gado até meados de 2024.

A Durlicouros, uma das empresas envolvidas na iniciativa COTI,  já implementaou um sistema de monitoramento em toda a sua cadeia de suprimentos. Esse salto inovador permite que seus clientes europeus acessem dados sobre a origem dos produtos, aumentando assim a transparência e a confiança. A introdução do COTI ocorre em um momento em que há um apelo global por desenvolvimento sustentável, especialmente diante dos impactos de eventos climáticos extremos e crescentes problemas ambientais.

A Floresta Amazônica é uma fonte importante de gado brasileiro, mas também é um terreno fértil para o desmatamento, frequentemente associado a atividades ilegais de desbravamento para a pecuária. Este plano de certificação representa o compromisso do Brasil de encerrar o desmatamento até 2030 e ajuda a reduzir os riscos de exportação para mercados que exigem estrita conformidade com responsabilidades ambientais. A iniciativa já está enraizada no estado do Pará, onde a taxa de desmatamento é mais alta, sendo considerada um modelo replicável para outras regiões.

Compartilhe esse artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp