Ambiental
Compromisso com a Inovação Sustentável e a Eficiência Ecológica
Produção do Couro com Respeito ao Meio Ambiente
No âmbito do ESG, o “E” de Environmental, isto é, Ambiental, é uma prioridade fundamental que orienta todas as decisões da Durlicouros. Reconhecemos a urgência e a importância de desempenharmos um papel ativo na mitigação de problemas ambientais críticos, como a escassez de recursos naturais e as mudanças climáticas.
Nossa abordagem ambiental abrange diversas iniciativas que vão além da essência natural da empresa, centrando-se em três pilares essenciais.
1) Uso Eficiente e Responsável de Água e Energia
Ao longo dos anos, alcançamos uma redução significativa de 80% no volume de água utilizada nos processos industriais para cada pele produzida. Essa conquista resultou de decisões estratégicas e investimentos contínuos em inovação, equipamentos e processos com práticas sustentáveis. Destacamos abaixo alguns dos principais avanços.
Redução no Consumo de Água
30% de Redução
ao mudar a característica da matéria-prima utilizada para o processo de curtimento, utilizando o couro fresco ao invés de couro salgado
20% de Redução
com a implementação de novos equipamentos e processos de reuso e reciclo de água em sistemas fechados, tais como da água do caleiro e da água do processo de curtimento (banho de cromo)
15% de Redução
ao substituir os fulões tradicionais por fulões com a tecnologia multi-ação, e instalar dosadores de água e réguas de medição nos fulões para a correta dosagem do volume de água a ser utilizado
10% de Redução
pela reutilização de água da enxugadeira e do resfriamento de equipamentos
5% de
Redução
ao utilizar parte da água de reciclo do banho de cromo na diluição de fungicidas
80% de Redução Total
45% com processos e equipamentos mais modernos e 35% com o reciclo e reuso da água
Redução no Consumo de Energia
25% de Aumento de Eficiência Energética
de equipamentos, com ampliação da produção e redução do impacto ambiental. Houve 25% de aumento na produção de couros com fulões multi-ação.
30% de Redução
no consumo de energia no processo de tratamento de efluentes.
Ações para Redução do Consumo de Energia
Substituição das lâmpadas incandescentes por lâmpadas de led.
Utilização de telhas transparentes para maximizar o uso eficiente da energia elétrica.
2) Redução na Emissão de Gases
Monitoramento e análise constantes de emissão de gases, com o compromisso ambiental de reduzir aquelas que contribuem para o efeito estufa.
Implementação de um sistema de esteiras que reduz o fluxo da empilhadeira, minimizando o consumo de diesel e a emissão de CO2 durante o transporte das aparas do setor de geração até os fulões do processo.
3) Redução de Resíduos e Tratamento de Efluentes
100% dos Resíduos
tratados e destinados adequadamente
100% dos Efluentes
tratados e destinados adequadamente aos corpos hídricos
Tratamento Diferenciado e Adequado dos Efluentes do Processo de Curtimento - Cuidado Ambiental
95%
dos efluentes com cromo são reutilizados nos processos e operações.
5%
dos efluentes somente é destinado ao ARIP - Aterro de Resíduos Industriais Perigosos, licenciado e inspecionado pelos órgãos ambientais.
Fertirrigação
Desenvolvimento de projetos de fertirrigação por engenheiros agrônomos para uma destinação mais sustentável de resíduos benéficos ao solo.