Pesquisar
Close this search box.

Curtimento do Couro para Eficiência Operacional

Curtimento do couro para eficiência operacional

Curtimento do Couro para Eficiência Operacional

O curtimento do couro para eficiência operacional envolve um complexo conjunto de técnicas que transformam as peles verdes em material durável, versátil e nobre.

Sem dúvida, na Durli, a busca pelo aperfeiçoamento é constante, e sempre com vistas a otimizar a produção de seus clientes nos processos seguintes.

A alta tecnologia presente no curtimento do couro é fundamental para definir a eficiência e a competitividade do produto final em segmentos tão diversificados como o automotivo, moveleiro e de calçados e artefatos, para os quais importa sobremaneira acompanhar as tendências e os avanços na indústria do couro.

Embora a fabricação de couro tenha, durante séculos, se baseado em métodos de curtição tradicionalmente aceitos, o mercado e a sociedade civil apresentam novas demandas. Hoje, a produção de couro incorpora, cada vez mais, processos que sejam ambiental, econômica e socialmente corretos.

Este artigo trata justamente das respostas que a Durli tem dado às crescentes exigências de fabricantes e consumidores de produtos de couro, agregando valor em cada entrega, através da excelência de seus couros wet blue, semiacabado e acabado.

Ao mesmo tempo, eficiência operacional significa otimizar a produtividade, melhorar a qualidade e aumentar a lucratividade em cada detalhe da operação.

Assim, ao implementar modernos processos de curtição de couro para eficiência operacional, atendendo às especificações técnicas de cada cliente, a Durli se posiciona como fornecedora global de couros, de acordo com o mais alto padrão de exigência nos mercados norte-americano, europeu e asiático.

Curtimento do Couro para Eficiência Operacional: O Ponto de Partida são as Fazendas

Efetivamente, a originação responsável da matéria-prima é o ponto de partida para a excelência de todas as etapas posteriores, ao longo do processo de curtimento do couro para eficiência operacional superior.

A matéria-prima na Durlicouros, provém de frigoríficos de alto nível, com certificados SIF – Serviço de Inspeção Federal – em conformidade ambiental e com excelência na qualidade, íntegras, sem marcas de fogo ou outras irregularidades.

Para isso, a Durlicouros utiliza um sistema de geomonitoramento  que verifica diariamente, através de imagens de satélite, o cumprimento dos critérios socioambientais e padrões éticos por parte dos frigoríficos fornecedores e de fazendas diretas e indiretas.

Concomitantemente, a Durli associa ao geomonitoramento um sistema pioneiro de rastreabilidade individual das peças desde as fazendas de origem.

A rastreabilidade também permite o fornecimento de peles de melhor qualidade, e as boas práticas produtivas – que priorizam a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente – contribuem para melhorar a vantagem competitiva de todos os atores da cadeia de valor do couro.

E dessa forma a Durli reforça a transparência de todos os seus processos, permitindo ao cliente final obter acesso a todas as informações sobre o couro que está adquirindo através do código em cada peça .

De fato, a rastreabilidade individual e o geomonitoramento exigem parcerias estratégicas para que indústria e mercado atuem de forma articulada, criando produtos com valor agregado e fortalecendo a imagem das marcas envolvidas, ao preservar o meio ambiente e proporcionar um couro livre de desmatamento.

Logística Facilitada 

A complexidade logística é um dos grandes desafios presentes na gestão da cadeia de suprimentos do couro, com potencial de prejudicar a eficiência operacional das empresas, expondo-as a graves riscos diante de uma acirrada concorrência global.

Portanto, os elevados padrões de qualidade no curtimento do couro para eficiência operacional devem ser estendidos aos processos logísticos para que haja respeito aos prazos, transporte rápido e embalagens seguras.

Na Durli, os seguintes fatores reforçam a efetividade de sua logística:

  • 9 unidades – 8 no Brasil e uma no Paraguai – próximos aos maiores polos agropecuários;
  • Estrutura robusta, confiável com padronização nos processos de curtimento;
  • Transporte próprio de matéria-prima, proporcionando segurança e rapidez às entregas;
  • Excelência na produção e disponibilidade dos couros padronizados em grandes quantidades;
  • Produtos cuidadosamente embalados e preparados para a distribuição;
  • Entrega ágil com embarques pontuais;
  • Atendimento individualizado, suporte altamente qualificado para facilitação dos processos e organização de toda documentação necessária à exportação.

Em seu conjunto, esses fatores otimizam a relação custo-benefício de nossos clientes, que podem oferecer ao seu próprio mercado, artigos de qualidade, com agilidade e sustentabilidade.

Curtimento do couro para eficiência operacional exige aperfeiçoamento constante de máquinas e produtos e atualização dos colaboradores.

Curtimento do Couro para Eficiência Operacional: Máquinas e Produtos Modernos, Operadores Treinados

Para garantir a qualidade do produto que entrega aos seus clientes, a Durli investe fortemente em pesquisa, máquinas e equipamentos modernos.

De igual modo, os colaboradores são constantemente atualizados com as técnicas mais recentes, cumprindo todas as normas de segurança. Aprimoramento e aperfeiçoamento são as diretrizes básicas que caracterizam as operações da Durli.

Com a finalidade de manter uma produção constante e de alta qualidade, a Durli possui um programa de manutenção rotineira e preventiva, permitindo um melhor controle em todas as etapas de curtimento dos couros.

Produtos Químicos Padronizados 

Na Durli, os processos são controlados exaustivamente, tais quais: medição de temperatura, pH, baumé, atravessamentos e resistência à fervura, por operadores de curtimento constantemente treinados e atualizados.

Especificamente, a fórmula com teor de cromo satisfatório está sempre dentro do legalmente permitido.

Em seus processos de curtimento, a Durli utiliza os fulões multiação – equipamentos programados para reduzir o uso de água, melhorar a absorção e a distribuição dos produtos químicos.

A atenção a todos esses detalhes contribui fortemente para a criação de couros em padrões que satisfarão os rigorosos critérios de nossos clientes.

Wet Blue e Semiacabado 

O couro wet blue e semiacabado é produzido pela Durli em conformidade com normas mundiais – americanas, europeias e asiáticas.

Na classificação dos couros, suas medidas são aferidas em equipamentos modernos, de alta precisão que permitem obter metragens acuradas e precisas.

De acordo com essas normas, o couro classifica-se em TR1, TR2, TR3, TR4 e Eco perfeitamente customizados, seguindo as necessidades de cada cliente.

Por fim, cada lote é testado em nossos laboratórios conforme ISO, ASTM e SAE J.

Certificações

O processo de curtimento de couros submete-se a regulamentações rigorosas. O firme compromisso da Durlicouros com essas regulamentações para garantir a segurança dos trabalhadores envolvidos no processo, a conformidade ambiental e as práticas de sustentabilidade é mundialmente reconhecido através de certificações como a ISO 9001 e a classificação ouro do LWG (Leather Working Group) em todas as suas unidades.

Curtimento do Couro para Eficiência Operacional também é ESG

Segundo o site Is it leather, em seu artigo O couro pode tornar-se verdadeiramente sustentável?, “a tecnologia desempenha um papel crucial na produção de couro sustentável, oferecendo soluções para reduzir o impacto ambiental da indústria, criando novas oportunidades de negócios, incluindo o uso de produtos químicos de couro alinhados com a preservação do meio ambiente”.

Em outras palavras, os princípios expressos na sigla ESG – ambiental, social e de governança – aplicados à indústria do couro são fatores dos quais não abrem mão os gestores conscientes de suas responsabilidades em relação à preservação da natureza, à diminuição na emissão de gases de efeito estufa e ao enfrentamento das mudanças climáticas.

Nesse sentido, os significativos números apresentados pela Durli expressam, de maneira inequívoca, como o uso eficiente e responsável de água e energia em todas as etapas resultam no processo de curtimento do couro mais eficiente:

  • Redução de 80% no volume de água utilizada nos processos industriais, sendo 35% através da reciclagem e 45% com a introdução de processos e equipamentos mais modernos;
  • Aumento da eficiência energética dos equipamentos em 25%;
  • 25% de aumento na produção de couros com fulões multiação;
  • 30% de redução no consumo de energia no processo de tratamento de efluentes.

A produção de couros da Durli é eco-friendly, ou seja, livre de desmatamento, com uso eficiente de água e de energia, redução na emissão de gases que provocam o efeito estufa e com tratamento completo dos efluentes e resíduos.

Os Couros da Durli Agregam Valor aos Produtos de Seus Clientes

Em virtude da alta performance de seus couros, a Durli possibilita a eficiência operacional nos processos de seus clientes ao oferecer couros consistentes e estáveis para os processos seguintes, com aproveitamento máximo de corte e grandes volumes padronizados. Isso aliado à logística ágil, que permite uma produção mais rápida com minimização do tempo de espera e seguir o planejamento de produção dentro de um cronograma, resultando em produtos de qualidade, dentro do prazo.

Assim, os couros Durli perfomam bem nos artigos finais dos clientes em setores como o automotivo, o moveleiro, de calçados, acessórios e artefatos em geral, agregando valor ao produto final.

O conceito presente no curtimento do couro para a eficiência operacional realiza-se plenamente na customização de suas peças, a fim de atender às especificidades de cada indústria.

Indústria Automotiva 

Curtimento do couro para eficiência operacional na indústria automotiva

Os consumidores de carros de luxo buscam o toque agradável e o conforto que o couro proporciona, evocando confiabilidade, beleza atemporal e ainda um valor sensorial pois esse material nobre desperta sentimentos positivos de acolhimento e calor ao toque e até mesmo ao olfato.

Para essa indústria, a Durli disponibiliza um tratamento diferenciado do couro, a fim de assegurar uma vida útil prolongada, considerando o uso constante e a exposição a variações de temperatura, exigindo alta resistência.

Especialmente, a consistência e a estabilidade do couro semiacabado automotivo Durli são a resposta a essa demanda.

A indústria automotiva se beneficia dos seguintes produtos Durli:

  • Couro semiacabado: especificações e classes de alta qualidade das mais diversas origens de matéria-prima: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, EUA;
  • Couro semiacabado Bio-Leather: graduações ABCD integral e lixado.

     

Indústria Moveleira 

Curtimento do couro para eficiência operacional na indústria moveleira

A característica de durabilidade inerente ao couro é fundamental para a fabricação de móveis que possam resistir ao tempo e ao uso diário, seja para residências, escritórios, em estofamentos ou revestimentos.

Quando se trata de couro moveleiro, a Durlicouros oferta couros integrais bem como couros divididos, com qualidade comprovada e superior, adequados à necessidade de cada cliente, seja no peso, na classe ou na espessura de divisão desejada.

  • Couro wet blue integral em especificações e classes TR1 ao TR4 e Eco;
  • Couro wet blue dividido, inteiros e meios, classificações do TR1 ao TR4 e Eco;
  • Couro semiacabado também das mais diversas origens de matéria-prima: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e EUA.

     

Indústria de Calçados e Artefatos 

Curtimento do couro para eficiência operacional da indústria de calçados e artefatos

Artigos como calçados, bolsas e demais artefatos de couro exigem flexibilidade, maleabilidade e resistência, sem renunciar à beleza, sempre em conexão com as tendências da moda.

Para esse setor, a Durli oferece:

  • Couro wet blue Integral classes ABCDE;
  • Couro wet blue inteiros e meios classes ABCDE e espessuras customizadas;
  • Couro semiacabado com especificações e classes de alta qualidade e origens no Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, EUA;
  • Couro acabado customizado de acordo com projetos específicos.

Em conclusão, com os seus processos de curtimento do couro para eficiência operacional, a Durli agrega valor à própria cadeia produtiva do couro, fomentando parcerias e promovendo ações que visam o desenvolvimento das soluções sustentáveis e em conformidade ambiental do setor.

O Futuro do Curtimento do Couro

O artigo Sustentabilidade da indústria de curtimento de couro – Progresso e potencial”, do site Is it leather? afirma:

“A evolução da indústria de curtimento de couro, de práticas antigas para métodos sustentáveis modernos mostra a adaptabilidade da humanidade e o compromisso com o meio ambiente.

Como o mundo enfrenta crescentes desafios ambientais, o papel da indústria em liderar práticas sustentáveis torna-se ainda mais crítico. A colaboração entre as partes interessadas do setor, os consumidores e as iniciativas globais é a força motriz por trás dessa transformação”.

A Durlicouros participa ativamente desse processo e pode levar couros wet blue, semiacabado e acabado, produzidos com a alta tecnologia de seus processos de curtimento do couro para eficiência operacional, também para a sua empresa.

Para mais informações, entre em contato com a Durlicouros.

Fontes e referências usadas:

https://isitleather.com/blog/sustainable-eco-friendly-leather-industry-future/

https://isitleather.com/blog/sustainability-leather-tanning-industry-progress-potential/

 

Compartilhe esse artigo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Durlicouros

A empresa, com mais de 60 anos de história, é reconhecida por sua excelência e tradição na indústria de couro. Atua como fornecedor global de wet blue, crust e acabado de alta qualidade para os setores automotivo, de mobiliário e calçadista.

+ 55 (41) 3306-1300
Durli Brasil Unidos pelo Sul

A Durlicouros, com 63 anos de história, nasceu nas terras gaúchas e traz em seu coração os valores e a força do povo do Rio Grande do Sul.
Diante das recentes enchentes, estamos unidos em um só propósito: ajudar!
Além de suporte financeiro para áreas essenciais, as nossas unidades no Brasil são pontos de apoio para receber doações, e estamos empenhados em distribui-las nas áreas afetadas de forma rápida e segura.

Juntos, vamos superar essa adversidade!